O que um psicanalista faz?

Há muita confusão quando se fala da prática do psicanalista. No texto de hoje, procuro esclarecer algumas dúvidas.

gratitude-1350037_1920.jpg

 

Gosto de dizer que a atividade do psicanalista é cuidar da alma humana, buscando a melhora dos pacientes  diante de seus conflitos e consequentemente o alívio de seus sofrimentos.

O psicanalista trabalha o que está por trás da queixa do paciente, pesquisando quais seriam as causas inconscientes que levaram o sujeito ao sofrimento. Por exemplo, se uma pessoa possui TOC (que é transtorno obsessivo compulsivo), investigamos e trabalhamos os motivos que geraram estes sintomas, ou seja, o que faria o paciente ser acometido por pensamentos e atos repetitivos? não há uma regra absoluta, a interpretação é feita individualmente e exclusiva.

A psicanálise atua com pacientes depressivos, ansiosos, em sofrimento/desequilíbrio psíquico, esquizofrênicos, compulsivos, impulsivos, com tendências suicidas e também com seres que mesmo não possuindo uma doença da alma, desejam desnudar-se para si mesmo. Trabalhamos com pessoas que vivem se sabotando e não sabem o porquê, que acreditam não serem merecedoras de sucesso ou da felicidade. Ou seja, o psicanalista é aquele que não deixa você desistir de si, é aquele que não sinaliza ou diz o que você tem que fazer, mas é o profissional que está ali, um passinho atrás de você, te provocando, te instigando e não permitindo que você pare.

Nós psicanalistas somos seres incansáveis e insatisfeitos, e estamos sempre em busca da verdade. Já se perguntou porque tomou determinadas decisões em sua vida ou agiu sem saber porquê? É disso que “falo”….

Se me pedissem para definir o que é a psicanálise em uma única palavra, eu escolheria a palavra LIBERDADE, porque este processo terapêutico permite que o indivíduo se transforme e com isso faça escolhas mais honestas e autênticas.

Não é possível precisar o tempo que durará o tratamento terapêutico, isso dependerá da necessidade de cada um.  As sessões normalmente são semanais e tem a duração de 50 minutos. O psicanalista não prescreve medicamentos, quem o faz são os psiquiatras e muitas vezes o tratamento é feito em conjunto: o paciente recebe medicação prescrita pelo médico e frequenta terapias regulares com o terapeuta.

O caminho da terapia geralmente não é gostoso, mas os frutos colhidos por quem se submete a este processo é riquíssimo e repito, libertador. Permita-se!!!!…….

(ps: sempre que procurar um tratamento terapêutico, procure  a indicação de um profissional).

 

Um abraço e até breve,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s