Por que eu nunca consigo falar o que quero na análise?

mulher-embacada

Normalmente as sessões de análise ocorrem semanalmente. É natural refletirmos sobre os nossos conteúdos (conflitos) durante os intervalos das sessões, ou seja, as interpretações levantadas pelo psicanalista e “insights” vividos durante essa experiência percorre os nossos pensamentos ao longo desse período, é como se fosse um processo de digestão mental. E então, no desejo de dissolver esses êmbolos psíquicos, enumeramos os assuntos que julgamos prioritários para serem levados para a próxima terapia… mas quando chega no dia, parece que “gastamos” a sessão inteira falando de algo que não era bem o que gostaríamos de falar, e pior, isso se repete ao longo de muitas e muitas sessões...isso também acontece com você?

Bem-vindo à resistência, essa é uma manifestação muito recorrente nas terapias. É como se inconscientemente não quiséssemos dar a voz a essa sombra que nos atormenta.  E isso não fazemos por mal, não somos sacanas conosco mesmo, não conscientemente, e mesmo que nos esforçamos para nos colocar em uma franca relação com a verdade, existe uma força que age sem a nossa vontade consciente, uma força que nos move para abafar essas palavras.

Mas fazer terapia é também preparar o campo para enfrentar a resistência e estar frente a frente com a parte de nós que não queremos assumir.  Fazer a terapia é romper esses obstáculos passo a passo e enfrentar esses fantasmas, pois eles em algum momento serão convocados, mas isso acontecerá quando você estiver pronto para lutar.

O papel do analista é oferecer esse suporte para que você enfrente a verdade, respeitando o seu tempo. Então, se você já tem a percepção que existe uma repetição, é um sinal que a sua análise já pode estar se transformando em direção ao confronto, e nesse momento poderá ser percebido que a verdade já poderá ser dita e quando isso acontece, é então possível se reinventar, se transformar diante dos teus desejos! Siga firme!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s