Sobre paixão e amor

candles-1645551_1920

A paixão sempre foi reconhecida como má influência para o indivíduo, desde a antiguidade, excluindo nele o domínio de si mesmo. E de certa forma esse encantamento avassalador se apodera tanto das ações quanto das reações, tornando o sujeito muitas vezes irreconhecível (ou mais reconhecível à sua realidade interna). Permitindo a ele justificar qualquer tomada de decisão prematura ou irracional ao fato de “se apaixonar”. Ela se apresenta intensa e abarrotada de fantasias. Atribui-se ao objeto que encanta a solução das questões mais profundas, ou seja, o preenchimento de algo que está vago dentro do indivíduo.

O apaixonado normalmente desconhece todo o enredo que este sujeito vive e julga existir nele um cenário que lhe é agradável, pertinente, identificando o objeto com o seu ideal de eu – a representação de seus valores incorporados – , se preenchendo daquilo. Não há problemas, não há defeitos, há uma solução daquilo que falta internamente. Ou seja, o outro é incorporado para suprir essa falta.

Já o amor se apresenta a partir do convívio, talvez seja por este motivo que se diz que o amor se ativa após a paixão. No amor se enxerga as dificuldades, a realidade do outro se expõe, os problemas se tornam conhecidos e se esbarra na necessidade da compreensão. E diferente da paixão, é possível não se preencher e amar mesmo assim.  E então passa a amar o outro e a si mesmos através do outro. Ama-se aquilo que se transforma pelas vivências com este outro.

Pode-se dizer que assim como o amor está para o objeto, a paixão está para o ego. Poderá existir o prazer tanto nas paixões quanto nos amores, mas a realização destes prazeres dependerá do quanto o ego se permitirá vivenciar estes desejos. Caso não se permita, é esperado a manifestação de angústias e frustrações.

No fim, acredito que estes atravessamentos é que dá graça a Vida….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s